sábado, 28 de novembro de 2009

Tudo sobre Extrair vídeo de DVD

Por: Paulo Gregorio
Professor de Edição de Video
Em Adobe Premiere SENAC

Rio De Janeiro - RJ


Gravei em DVD, e aí?

Galera, quem já comprou uma câmera de DVD, não adianta chorar agora. O jeito é tentar fazer o melhor com o que se tem. Só para deixar bem claro minha posição pessoal sobre o assunto: Câmera de DVD não presta para quem quer trabalhar profissionalmente e ter um fluxo de trabalho descente. Além disso, gravou em DVD? Então, este vídeo já perdeu qualidade. E por quê? Porque todo vídeo que é gravado em uma mídia de DVD e, que é visto em um DVD player, está compactado em MPEG2 (arquivo de vídeo comprimido). Estamos entendidos?
Então, sigamos em frente.

SOLUÇÃO 1

Bem,
a primeira solução que eu recomendo é utilizar o Sony Vegas. Apesar de concorrente do Adobe Premiere, não sou burro o bastante para reconhecer as vantagens do Vegas. O Vegas é um programa de edição de vídeo que é muito fácil de trabalhar e faz o papel de extrair conteúdos de um DVD com facilidade. Um ótima solução. Apesar de estar passando esta dica, eu não pude testar pessoalmente sua veracidade.

Então, quem tiver problemas ou dúvidas, vamos tirar juntos, ok?

SOLUÇÃO 2

Bem,
o que existe dentro de um DVD quando os mesmos estão gravados em modo "DVD-Vídeo"? Se vocês olharem pelo Windows Explorer irão encontrar duas pastas (Áudio TS e Vídeo TS) ou apenas uma (Vídeo TS).
Dentro da pasta Vídeo TS tem vários arquivos: arquivos BUP, arquivos INFO e arquivos VOB. Os arquivos com a extensão VOB são os vídeos em mpeg2 formatados de maneira que se consiga vê-los no player de um DVD. Mude a opção de visualização do Windows Explorer para "detalhes" e veja o tamanho dos arquivos VOB.
Os maiores arquivos VOB's são os vídeos que te interessa. Se você perceber, um filme é gravado e dividido no DVD em vários arquivos VOB de aproximadamente 1Gb cada.
Bem,
eu fiz essa explicação toda pra que qualquer pessoa possa entender bem o que são os VOBs e como podemos usá-los. O próximo passo? Simples, no Windows explores mesmo, copie os VOBs que te interessam e colem no seu HD. Agora, a partir daqui temos duas vertentes. Vou colocar em outro tópico a vertente A e depois a vertente B. SOLUÇÃO 2 - VERTENTE A Copiou os arquivos VOB para o HD? Então, agora vamos renomear a extensão do arquivo VOB para mpg. Simples assim. O Adobe Premiere Pro 2.0 e o CS3 lê tranquilamente os arquivos VOB renomeados para mpg. Mas, é bom que se diga: esta solução não é 100% eficaz! É comum acontecer problemas de perdas de frames, flickers e saída de sincronismo entre áudio e vídeo. Li, em outro tópico, que você pode resolver este problema gerando um AVI a partir do mpeg... Mas, confesso que não testei e não garanto a sua eficácia. Por experiência própria, já tive VOBs de filmes que pude aproveitar bastante coisa e outros que realmente ficaram complicados.... Mas, dependendo do que se queira fazer esta solução é válida. Ah! Lembre-se! O preview do Premiere não é 100% confiável. Só depois de uma renderização é que podemos ter a noção mais aproximada o possível de como o arquivo ficará.
abraços!

SOLUÇÃO 2 - VERTENTE B

A próxima opção seria parecida com a anterior, mas, com uma diferença: não vamos renomear nenhu arquivo! Parece mais simples? Engano seu, caro amigo... rs Para que vc consiga usar os arquivos VOB sem renomeá-los no Premiere, você terá que instalar o famoso plugin Main Concept for Adobe Premiere Pro version 2.0 (para o Premiere 2.0). Estarei disponibilizando o cara para download em outro tópico. Ok? (agradecendo a contribuição de J. Gancho da Comunidade: Caverna da Caveira, hoje + Planeta Premiere +)
Bem,
se você instalar o Main Concept, ao abrir o Premiere 2.0, irá criar um new peoject e ao escolher qual o preset de projeto, escolha o DVD NTSC Standart de dentro das opções de preset do Main Concept. Este preset irá possibilitar que você possa importar os arquivos VOB sem precisar renomear. A imagem vem da mesma maneira que foi gravado, sem flickers ou sem perda de frames. Mas, não posso garantir o mesmo para o áudio. Este, às vezes, vem incompleto ou com perda de sincronia... Como vocês podem ver, é uma solução boa mas, não é 100% garantida e eficaz. Mas, não custa nada tentar...

abraços

Postagem Original na Comunidade Cursos Adobe Premiere

2 comentários:

  1. Grandes dicas Paulão. Vai postando mais ae pra nóis.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. olá tudo bem , fiz uma filmagem só o arquivo de vídeo_TS esta abrindo no aparelho de DVD e não no meu pc existe algum programa para abrir este arquivo . obrigado !

    ALBERES DE RECIFE
    EMAIL : alberesimovel@gmail.com

    ResponderExcluir