sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dicas de edição

Postagem Original na Comunidade Cursos Adobe Premiere

As dicas Publicadas pelo professor Paulo Gregório serve para todo os profissionais e iniciantes da área de edição de video para serem aplicadas não só no Adobe Premiere, mas, em qualquer software de edição de Vídeo.


Por: Paulo Gregorio
Professor de Edição de Video
Em Adobe Premiere SENAC

Rio De Janeiro - RJ



Dicas de edição
Galera, eu abri este tópico para vocês postarem dicas de técnicas de edição que vocês trabalham, criaram ou sabem.

Por exemplo:

Eu vou falar um pouco sobre a minha técnica de trabalhar editando:

SHOWS/ VIDEO CLIPS.

1)Galera, editar show e vídeo clips são duas coisas diferentes, e portanto, tem estilos de edição diferente. Mas, uma coisa é comum entre as duas: o áudio! A música!
A música é o fator mais importante e por isso, merece muito cuidado. Primeiro, a música tem que estar em ótima qualidade (captação, equalização, masterização). Como isso não depende dos editores, vocês pelo menos tem que saber identificar erros. E em segundo, a música tem que estar num bom nível de áudio. A modulação do áudio tem que ser constante sem estourar o limite. Gente, cuidado... o nível de limite de áudio digital (VU) é diferente do áudio analógico
2) Como o áudio é a nossa base, ele será a primeira coisa a ser colocada na timeline.
3)Com o áudio lá, escute a música com carinho, atenção... (neste momento de introspecção, tente calar o cachorro da vizinha, desligar o telefone ou, quem sabe, pedir da companhia de obras ir marretar depois...). Este é o momento em que você terá idéias a partir do estilo da música. Reparem que os melhores clips e shows tem uma perfeita harmonia entre música e edição. Estou me referindo a muitas coisas: correlação com letra da música, batida de compasso com mudança de take, estilo de música com a adição de efeitos...

3) depois de vc escutar a música várias vezes e ter várias idéias, é legal assistir outros trabalhos. Assista alguns clips do mesmo estilo de música e de outros diferentes. Analise a diferença... e crie!
idéias!
Ainda sobre o assunto de edição de vídeo clip, é bom dar uma olhada em vários clips para filtrar boas idéias.
Agora, vem a minha sugestão pessoal para vocês analisarem:

1º) DVD do Evanescence - Não assistam por causa da banda. Mas, prestem atenção na diversidade de estilos de edição e efeitos em cada uma das músicas. É impressionante. A cada música, há um estilo diverso e com idéias muito interessantes.

2º) Assista no DVD do filme "Vem Dançar" (filme com o Antônio Banderas), na área dos extras, a opção dos trailers remixados. São dois trailers muito bem montados num estivo remix. É interessante e uma boa aula do que podemos fazer sincronizando música e vídeo.

Com o áudio na timeline teremos as idéias pertinentes ao estilo de video clip que queremos fazer.
Expanda a trilha de áudio para visualizar as "waves". As ondas do áudio vão ser de muita valia quando vocês precisarão sincronizar algum corte ou efeito de vídeo com a música.
O vídeo clip é, muitas vezes, um vídeo artístico e subjetivo. Então, na hora de criar e montá-lo não há uma regra fixa. Isto é, você pode começar a fazer a edição pela parte da música que vc mais gosta e não pelo início propriamente dito. Dessa forma, a edição será bem mais leve e prazerosa. Ela pode seguir um estilo bem mais harmonioso. E, como estamos falando de edição não-linear, não preciso nem dizer que uma das vantagens é justamente essa: editar a partir de onde quiser e voltar ao início quando e quantas vezes quiser.

EDIÇÕES COMERCIAIS.

Para edição de comerciais:

Este tipo em específico é um dos mais difíceis, pois muitas vezes temos que passar uma grande idéia em um espaço limitado de 30 segundos.
Bem, a maioria dos comerciais tem um roteiro definido, assim como um storyboard. A parte de edição seria colocar isso na prática definindo um ritmo correto sem que se altere a percepção.
É neste trabalho onde mais se aplica a máxima de "chegue atrasado e saia cedo", ou seja, corte a imagem já com a ação iniciada e corte a saída antes que termine a ação. É o exercício de separar o filet da "gordura".
Um bom exemplo é uma mulher andando na rua e torcendo o tornozelo. Não precisamos colocar a mulher andando por toda a rua, torcendo e andando novamente. Podemos mostrar apenas 2 passos, a torcida do tornozelo e corta! Esta informação é o filet. Esta informação é que será útil para compor uma idéia em pouco tempo.

Postagem Original na Comunidade Cursos Adobe Premiere

Nenhum comentário:

Postar um comentário